HBP – Hiperplasia Benigna da Próstata

O volume prostático aumenta gradualmente ao longo da vida e pode começar a causar sintomas a partir dos 40-50 anos, afetando uma média de 2 em cada 3 homens a partir desta faixa etária.

O aumento do volume e/ou da pressão exercida pela próstata sobre a uretra pode levar ao aparecimento gradual de sintomas urinários crónicos.

Sintomas e Diagnóstico

As queixas urinárias podem ser de :

Esvaziamento : dificuldade e hesitação em iniciar a micção, jato fraco, interrompido e com necessidade esforço abdominal ou gotejamento no final da micção,

Armazenamento : necessidade de urinar mais vezes que o habitual de noite ou de dia, necessidade súbita e urgente de urinar de forma associado ou não a perdas de urina e pós-miccionais, sensação que não esvaziou a bexiga completamente.

A utilização de questionários (IPSS) e exames específicos, como a fluxometria e ecografia prostática permitem avaliar a gravidade da doença e a sua interferência na qualidade de vida dos homens afetados facilitando a decisão terapêutica adequada.

Tratamentos

O tratamento deste problema varia conforme a gravidade e interferência na qualidade de vida de cada homem. O tratamento pode passar pela vigilância e mudança dos estilos de vida, medicação oral para aliviar a pressão exercida e/ou o volume do órgão, ou cirurgia para remoção da porção da próstata, chamada de adenoma, que se encontra a obstruir a uretra.

Fotovaporização da próstata com laser greenlight

Procedimento endoscópico indolor sob anestesia e permite um internamento curto

Rezum: destruição endoscópica com vapor de água

Destruição endoscópica de tecido da próstata com vapor de água

Cirurgia Laparoscópica 3D : enucleação da próstata por via laparoscópica

Remoção do tecido obstrutivo reproduzindo a via clássica da cirurgia benigna de próstata

Resseção Endoscópicada com Energia Bipolar

Remoção do tecido obstrutivo através de um instrumento chamado ressectoscópio