Lítiase

A lítiase renal e ureteral, desenvolvimento de cálculos no aparelho urinário alto, é um problema bastante comum.

Sintomas e Diagnóstico

A lítiase renal e ureteral, desenvolvimento de cálculos no aparelho urinário alto, é um problema bastante comum.

A sua formação pode ter múltiplas causas ligadas ao próprio, como por exemplo absorção em excesso no intestino e/ou excreção em demasia ou défice na urina de iões ligados à formação de cálculos ou aos hábitos de dietéticos como a baixa ingestão de água ou consumo de certos alimentos ricos em iões ligados à formação de cálculos.

A doença pode ter várias formas de manifestação. Pode exprimir-se de uma forma aguda como cólica renal. Isto acontece quando um cálculo fica encravado algures no sistema excretor urinário, desde a pelve renal até ao meato uretral, de forma crónica sintomática manifestando-se através de infeções, cólicas renais ou assintomática que pode levar a perda do rim.

Tratamento

O tratamento das cólicas renais agudas depende do tamanho e localização da obstrução e pode passar por terapêutica médica expulsiva, medicação oral com objetivo de eliminar a dor enquanto o cálculo é expulso pelo organismo, ou cirurgia com fragmentação do cálculo, normalmente com laser.

Se a litíase se encontra no rim e tem o potencial de causar problemas no futuro o tratamento deve ser orientado de forma a eliminar este foco de problemas e o tratamento pode passar por utilização de medicamentos e alterações do estilo de vida, por litotrícia, tratamento que consiste na aplicação de ondas de choque através da pele de forma a fragmentar o cálculo em tamanhos mais pequenos que permitam a expulsão destes de forma natural ou eventualmente cirurgia, na maioria das vezes endoscópica.

Ureteroscopia e Renoscopia com Litotrícia

Este tratamento consiste na utilização de um aparelho endoscópico que é introduzido sob anestesia e de forma ascendente através da uretra..