Nefrectomia Radical ou Parcial por via Laparoscópica 3D

Consiste na remoção de todo ou uma parte do rim respectivamente, motivada pela presença de uma lesão suspeita neste órgão.

Sobre o Tratamento

Como tratamos esta doença
A nefrectomia radical ou parcial consiste na remoção de todo ou uma parte do rim respectivamente, motivada pela presença de uma lesão suspeita neste órgão. A laparoscopia é uma forma minimamente invasiva de realizar estes procedimentos cirúrgicos. Nesta técnica o abdómen é insuflado com um gás (dióxido de carbono) e depois são realizadas pequenas mini incisões na pele (5-10mm). Através destas incisões são introduzidos uns canais (trocares), pelos quais se manuseiam a camara endoscópica e os diversos instrumentos cirúrgicos que permitem remover o tumor. O rim (nefrectomia radical) ou a porção do tumor a remover (nefrectomia parcial) é libertado por dissecção laparoscópica e em seguida colocado num saco e removido através de uma incisão apropriada. Esta técnica é oncologicamente segura e eficaz, permitindo ainda uma recuperação para as actividades do dia-a-da mais precoce e capaz comparativamente à cirurgia convencional (realizada através de uma incisão abaixo das costelas com cerca de 15-20cm).

Outros Tratamentos

O tratamento deve ser proposto em acordo com cada doente em particular e com a fase da doença em que se encontra. Este pode passar por vigilância ativa, remoção total do rim (nefrectomia radical), remoção apenas do tumor (nefrectomia parcial) ou por terapêutica ablativa do tumor com aplicação de calor (radiofrequência) ou frio (crioterapia).

Crioablação de Tumores do Rim

A crioablação do rim consiste num tratamento minimamente evasivo, que utiliza temperaturas frias para destruir o tumor.