Prostatectomia Radical Laparoscópica 3D

A prostatectomia radical laparoscópica está indicada para o tratamento do cancro da próstata localizado e sem evidência de metástases.

Sobre o Tratamento

Como tratamos esta doença

A prostatectomia radical laparoscópica está indicada para o tratamento do cancro da próstata localizado e sem evidência de metástases.

Esta técnica consiste na introdução de uma camara laparoscópica (que transmite a imagem do interior do corpo para um ecrã em frente aos cirurgiões) e de 4 trocares que são inseridos através de pequenas incisões (5-10mm) na parede abdominal. A próstata, tecido adjacente e gânglios linfáticos são dissecados e removidos. No final a uretra (canal que conduz a urina da bexiga para o exterior), que é cortada durante o procedimento é suturada à bexiga permitindo a reconeção do sistema urinário.

Esta técnica permite a remoção do cancro de uma forma oncologicamente eficaz e segura. Ao permitir uma visão mais pormenorizada e aumentada dos órgãos e estruturas existe uma maior facilidade na preservação dos nervos e estruturas responsáveis pela continência e função sexual. Nos estudos que relataram a disfunção erétil como complicação, a potência ficou preservada em 53-62% dos homens que eram potentes antes da cirurgia. O facto de ser uma técnica minimamente invasiva facilita uma alta hospital precoce (2-3 dias pós-operatório), uma recuperação mais precoce da continência urinária e função sexual.

Outros Tratamentos

O tratamento desta doença depende da fase em que é diagnosticada e pode passar pela chamada vigilância ativa, medicamentos (orais, subcutâneos ou endovenosos), radioterapia/braquiterapia ou cirurgia para remoção da próstata e estruturas anatómicas vizinhas.

Braquiterapia

A braquiterapia de baixa dose é uma forma de radioterapia na qual a radiação é entregue diretamente na próstata em pequenas sementes radioativas.