Destruição endoscópica de tecido da próstata com vapor de água
Esta técnica é indicada para o tratamento de próstatas com volumes entre 30-90ml (idealmente 30 a 60ml) e consiste na aplicação de energia térmica na próstata de forma a tratar os sintomas causados pela hiperplasia prostática benigna (BPH). A tecnologia utiliza o calor do vapor de água gerado por radiofrequência para destruir o tecido que está a causar a obstrução.
Esta técnica é puramente endoscópica, pelo canal da uretra, e permite uma manutenção da função ejaculatória, expulsão do esperma com o orgasmo na fase final da relação sexual em praticamente todos os pacientes.
Esta tecnologia consiste na aplicação de uma quantidade controlada de água em forma de vapor na próstata o que leva à destruição do tecido obstrutivo da próstata.
O procedimento dura até 20 minutos e pode ser feito em regime de ambulatório, com entrada e saída no mesmo dia ou com internamentos curtos inferiores a 24 horas.
O tratamento deste problema varia conforme a gravidade e interferência na qualidade de vida de cada homem. O tratamento pode passar pela vigilância e mudança dos estilos de vida, medicação oral para aliviar a pressão exercida e/ou o volume do órgão, ou cirurgia para remoção da porção da próstata, chamada de adenoma, que se encontra a obstruir a uretra.
Procedimento endoscópico indolor sob anestesia e permite um internamento curto
Remoção do tecido obstrutivo reproduzindo a via clássica da cirurgia benigna de próstata
Remoção do tecido obstrutivo através de um instrumento chamado ressectoscópio