As queixas apresentadas são normalmente: tumefação da porção superior do testículo, desconforto/incomodo, principalmente após atividade física ou depois de passar muito tempo em pé.
O diagnóstico efetua-se com recurso ao exame objetivo e com auxílio de ecografia escrotal com e sem manobras de valsalva, aumento da pressão intra-abdominal que impede o retorno do sangue pelas veias e assim aumenta o calibre da dilatação das veias do varicocelo.
Esta doença pode se exprimir em vários graus de severidade e o seu tratamento cirúrgico só deve ser efetuado se se comprovar que as queixas de dor são provocadas por esta dilatação das veias. Outra situação que pode exigir tratamento de varicocelo é na presença de um casal com dificuldades de engravidar em cujo homem foi diagnosticado um varicocelo significativo. A realização desta cirurgia pode melhorar a qualidade do esperma de forma a permitir uma fecundação eficaz. Esta cirurgia pode ser realizado por via laparoscópica ou a aberta, através de uma incisão de 5cm no abdómen ao lado do umbigo.
A laparoscopia é uma forma minimamente invasiva de realizar procedimentos cirúrgicos através da realização de mini incisões na pele de 3 a 5 mm. Através destas incisões são introduzidos uns canais (trocares), pelos quais se manuseiam a câmara endoscópica e os diversos instrumentos cirúrgicos e que permitem cortar a veia dilatada permitindo ao sangue que seja direcionado por outras veias não doentes.
Consiste na laqueação das veias varicosas (dilatadas) através de cirurgia aberta ou laparoscópica